(15) 98103-9500

Escola Paulista de Coaching | Acesse nosso Blog Oficial

Escola de Coaching Sorocaba | Curso de Coaching Sorocaba

Chefe, Gestor ou Líder

Postado em 30 de Setembro de 2016 por Neudo Pessoa

Muito já se escreveu sobre as diferenças entre o Chefe e o Líder, mas eu gostaria de, se me permitirem, comentar este assunto com uma visão diferente, já apresentada e discutida algumas vezes, mas ainda diferente.

Como é sempre importante começar pelo “começo”, vamos lembrar as definições de Chefe e de Líder normalmente presentes no cotidiano deste assunto.

O Chefe é uma pessoa que hierarquicamente tem pessoas abaixo de seu comando. Desta forma este comanda, emite ordens, solicita relatórios, cobra resultados e define o que seu time deve fazer. Para o Chefe o importante é que ele entregue o que lhe foi pedido, da forma que lhe foi solicitada e no prazo definido. A equipe existe para o Chefe, mas não para a organização, bem, isto é o que esta na cabeça do Chefe, afinal, ele é o cara.

Assuntos como crescimento profissional da equipe, clima organizacional, teamwork,BSC, meritocracia e tudo mais que a boa governança corporativa prega não passa de “balela”do pessoal do RH. Você conhece alguém assim?

O “Líder”, por sua vez, gerencia uma equipe, definida hierarquicamente ou por projeto, utilizando-se das mais conceituadas técnicas de gestão adquiridas por formação ou por feeling (se isto fizer sentido para você, mas se não concordar com a palavra, substitua-a por outra que passe a ideia de algo que se faz e bem, mas sem saber exatamente a teoria ou ciência que existe por trás). Ele conhece sua equipe e sabe como tirar o melhor de cada um, conhece o perfil profissional e comportamental deles e, com isso, sabe motivar e dar feedback como ninguém. Ele é um verdadeiro Gestor. Você conhece alguém assim?

Eu espero que conheça muitos.

Você percebeu o que eu acabei de fazer? Não? Você conhece a expressão “plantar uma sementinha”? Então, será que tive sucesso em plantar uma no parágrafo anterior? Será que toda a definição que fiz dizendo ser a de um Líder não seria a definição do Gestor?

Se fizer sentido para você, vamos assumir, neste momento, que este é o profissional descrito no parágrafo acima é o Gestor, ok? Mas então, o que ou quem é o Líder? Fácil, Líder é quem exerce a Liderança, quem Lidera. Apesar de parecer simples é verdade, acredite, Líder é quem Lidera, assim, para que alguém seja um Líder, existe a necessidade de que alguns pré-requisitos existam e que algumas situações aconteçam. Senão vejamos:

  • É necessário que exista um grupo de pessoas, mas não um grupo qualquer. Este grupo precisa ter uma necessidade, objetivo, problema ou um desafio em comum;
     
  • Este grupo precisa aceitar aquele que surge para liderar como sendo seu Líder, caso contrário, esta pessoa não será um Líder, mesmo tendo, aparentemente, todos os pré-requisitos para levar o grupo ao sucesso. Lembre que o sucesso é satisfazer a necessidade, atingir o objetivo, resolver o problema ou cumprir o desafio apresentado;
     
  • O Líder é temporal. Sei que você irá dizer que somos todos finitos e assim temporais, mas a ideia aqui não é a pessoa, mas sim o Líder como função. Opa, uma nova sementinha, Líder igual à Função. Pois quando o sucesso for atingido, o Líder não é mais necessário para este grupo, no tocante a necessidade, objetivo, problema ou desafio apresentado, pois este não mais existe. Quando uma nova necessidade da existência de um Líder aparecer, não necessariamente este será a mesma pessoa que exerceu esta função em outros momentos.
Podemos (agora somos nós e não mais eu), então, dizer que o Líder pode ser qualquer pessoa que atenda aos três requisitos acima. Desta forma, o Gestor poderá ou não ser um Líder, mas o Líder não necessariamente precisa ser um Gestor, hierarquicamente falando.

Se fizer sentido para você, gostaria de contar um segredo, mas não espalhe ok? Como Coach você tem a capacidade de identificar a porção Líder dentro de cada pessoa, e não tenho dúvidas em afirmar, ser capaz de potencializar esta porção para que seu Coachee esteja ciente de si e preparado para quando for à vez dele assumir esta função e entregar resultados extraordinários.

Lembre-se de nunca esquecer, de sempre se lembrar, que Liderança não depende de hierarquia, ela é conquistada, aceita e eleita pelos liderados e, acima de tudo ela é temporal. Assim, quanto mais você se conhecer e mais você estiver disponível para dar, maiores as possibilidades de você exercer a função de Líder varias vezes.