(15) 98103-9500

Escola Paulista de Coaching | Acesse nosso Blog Oficial

Coaching Sorocaba | Escola de Coaching Sorocaba

O que é Coaching?

Coaching é um poderoso método de desenvolvimento humano que tem como objetivo potencializar no indivíduo uma percepção de si, do ambiente, de suas competências e habilidades para assim, promover um entendimento que gere uma mudança com foco no objetivo defi nido a ser alcançado. Então, para um processo de coaching é preciso ter um objetivo claro e definido onde o coahee (cliente) será orientado ao sucesso e portanto ao cumprimento da meta num período de tempo defi nido e na maioria das vezes em curto prazo. Assim, precisamos de uma demanda, um objetivo, um prazo e um resultado.

 

O Coaching leva o indivíduo a um estado de claridade mental, uma visão global de todos os sentidos da sua vida, sua jornada e comportamentos. Isso facilita seu aprimoramento em todos os aspectos e assim, um crescimento significativo e consistente no lado profissional. Durante um processo de coaching o coachee extrai de si o seu melhor e tem contato com um aumento significativo de sua capacidade de superação, resiliência, criatividade, qualidade de vida e crescimento profissional e controle de sua carreira.

 

Não, coaching não é terapia. Apesar de existir uma abertura do coachee ao processo de mudança e o trabalho ser orientado para uma transformação pessoal onde efeitos terapêuticos aparecem, não podemos afirmar ser o coaching uma terapia.

 

No trabalho de Coaching para líderes e team building, sempre é colocado que ao mandar o líder está criando um escravo, esse é o resultado final de uma ordem e ao ensinar ele cria uma cópia, pois o colaborador apenas replica o seu superior. Uma liderança desenvolvida com a aplicação da metodologia do coaching foca no estímulo do desenvolvimento do liderado, estimulando nele uma percepção das suas habilidades e capacidades em atingir seus objetivos, seja por meio de um crescimento pessoal ou entendimento e visão sistêmica do ambiente.  Assim, seja uma liderança voltada para vendas, ou mesmo uma equipe de pessoas com foco em projetos, o método de coaching é extramamente eficaz e inteiramente voltado para o futuro.

 

Concluímos também que não podemos confundir o coaching com consultoria, counseling ou mentoring. Estas formas de desenvolvimento tem como base um profundo conhecimento sobre um tema específi co do qual tem total domínio técnico. Certamente, em algum momento de uma organização, ou mesmo no contexto pessoal a presença e trabalho de conselheiros, consultores ou mentores serão oportunas e decisivas para a tomada de decisões ou defi nição de rumos e consolidação de estratégias. Se não podemos confundir o Coach com estes profissionais, podemos afi rmar que dentro do processo de coaching em uma organização, um executivo, líder, gerente de vendas ou empreendedor a descoberta do coachee que o resultado positivo a ser alcançado pode passar pela contratação destes profi ssionais. Para o Coach não é necessário o domínio técnico, mas um profundo conhecimento do desenvolvimento humano. É preciso gostar de pessoas e fazer do desenvolvimento delas o seu maior objetivo. O sucesso do seu coachee passa a ser a realização do coach.

 


“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”

Albert Einsten